quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Refletindo minha prática.

Ao concluir todas as atividades, elabore uma auto-avaliação de sua caminhada neste curso, abordando de forma consistente (relate, argumente, especifique, justifique, exemplifique) as tuas aprendizagens, dificuldades, comprometimento, dúvidas, expectativas e perspectivas.

Registre a sua avaliação no espaço dos comentários desta postagem.




Apreciem o vídeo.

5 comentários:

  1. Avaliação -Curso Introdução á Educação Digital

    O mundo atual utiliza-se de informações cada vez mais, e sempre estamos em busca de novos conhecimentos não se trata apenas de obter o conhecimento , tornou-se uma obrigação em estar atualizado e constantemente acompanhando a evolução da tecnologia.
    A tecnologia tem papel fundamental em tudo o que utilizamos por isso temos que estar atentos e procurarmos acompanhar este ritmo acelerado em que se tornou o uso intensivo do computador.
    Introduzir a tecnologia em nossas vidas é desafiador então imagine introduzir esta tecnologia na educação, onde vários fatores mostram uma resistência diante novos conceitos.
    O curso Introdução á Educação Digital vem apresentar a realidade de que a tecnologia pode ser nossa aliada e como pode facilitar o trabalho e dar abertura ao uso de novas ferramentas para melhorar o rendimento e qualidade de ensino.
    O conhecimento abre um universo de questionamentos, o que nos faz trocar experiências e adquirir informações novas .Os encontros nos proporcionaram interpretar as nossas dificuldades diante as atividades quanto as dos colegas que estavam envolvidos. As atividades foram objetivas ao assunto tratado e foram a base para um novo aprendizado. Todas as etapas do curso foram importantes mais a que mais me marcaram foram a troca de experiências a interação com pessoas até então desconhecidas que tinham o mesmo objetivo que eu adquirir conhecimento mais o fator mais desafiador foi a atividade proposta em introduzir este conhecimento em nossa escola, desde elaborar a atividade , apresentar esta idéia e depois aplica-la, foi realmente uma experiência inovadora onde tivemos a oportunidade de observar a dificuldade dos alunos diante desta tecnologia que por muitas vezes também nos faz sentir medo de associar ela ao nosso trabalho. Espero aplicar este conhecimento em minhas atividades e principalmente demonstrando que o LINUX não veio de outro planeta que ela é uma ferramenta de qualidade e principalmente diversificar cada vez mais as aulas,demonstrando que podemos fazer parte deste mundo tecnológico basta apenas corrermos atrás destas informações através de cursos como este. Pois obter conhecimento aprender conceitos novos, introduzir a tecnologia so são possíveis quando entendemos a verdadeira essência, assimilando e introduzindo esta inovação no nosso dia-a dia.

    ResponderExcluir
  2. Iniciar um curso é sempre um novo desfio, esse curso para mim foi sim um desfio, pois não tinha muito conhecimento, na area de tecnologia e não poderia trabalhar com meus alunos se não tivesse esse conhecimento. O Curso Introduçaõ a Tecnologia Digital veio me ajudar e com certeza transformar minhas aulas mais criativas e interessantes pois, agora temos mas um meio de transformar nosso conhecimento em conteúdo de sala de aula, e com isso nossos alunos ficarem mais interessados e envolvidos com cada conteúdo que formos aplicar.
    Apesar de ser uma forma nova de trabalhar ela tem dado muito certo, para todos que fazem uso dessa tecnologia.
    Estou pronta para aprender mais, espero um novo curso ou uma continuação desse. Obrigada Cris por todo o conhecimento que você nos transmitiu, um abraço até a próxima, Fernanda.

    ResponderExcluir
  3. Auto-avalição: Hoje o movimento produzido pelo pensar em redes de conhecimento propicia ultrapassar paredes da sala de aula e os muros da escola.Para incorporar a tecnologia na escola é preciso ousar,vencer desafios e articular saberes.Com essa mudança podemos interagir, compreender e incorporar saberes e criar uma interação com a pratica pedagógica e o mundo digital. Com o curso Inclusão Digital tivemos a possibilidade de trocar idéias e adquirir novos conhecimentos através das atividades desenvolvidas.
    Foi uma experiência inovadora, pois o LINUX para mim foi uma novidade com significado importante, pois ele faz parte de um processo de construção colaborativa para a aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Em razão da idade e do pouco conhecimento em informática, fiquei apreensiva ao iniciar o curso, porém, ao longo do mesmo as coisas foram clareando e o que parecia quase impossível, se tornou familiar.
    Obviamente no início a dificuldade foi grande, mas a medida em que ia avançando, absorvendo novos conhecimentos, compreendendo como as coisas funcionam e para que servem, foi ficando mais fácil.
    A Educação digital é sem dúvida o futuro de nossa atividade e como tal não podemos ficar a margem desse processo.
    Sinto-me uma vencedora, pois sempre que se supera um grande desafio, vem o sentimento de missão cumprida, de realização.
    A nova missão doravante será aplicar estes novos conhecimentos na atividade educativa, na qual estamos empenhados há mais de 30 anos.
    A nova perspectiva que se abriu está sendo por mim abraçada com vigor, e a espectativa é que o resultado será muito, mas muito bom mesmo!
    Maria Raquel

    ResponderExcluir
  5. Auto-avaliação


    Como educadores temos o dever de estar sempre em busca de aprimorar nosso conhecimento em todas as áreas e também devemos estar sempre atentas para acompanharmos o progresso e os avanços tecnológicos que surgem diariamente com uma velocidade incrível, podendo ser comparada a velocidade da luz.
    O curso Introdução a Educação Digital proporcionou a todos nos um conhecimento mais amplo sobre o uso da informática junto a nossa pratica pedagógica, o uso do computador é uma ferramenta que poderá cativar nossos alunos e despertar neles o interesse para ampliar seus conhecimentos, mas isso dependera da nossa preparação para utilizar de maneira correta esse meio de melhorar nossas aulas.
    As novas tecnologias estão ai, muitas crianças já utilizam melhor que nós, mas sem orientação não sabem usufruir delas para seu crescimento intelectual cabe a nós professores dar uma boa orientação para eles. Devemos utilizar essa tecnologia não como instrumentos recreativos, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam em relação aos conteúdos trabalhados.
    O sentido real, verdadeiro, do uso de tecnologias na educação estará garantido se o educador estiver preparado para realizá-lo. Nada será feito se ele não tiver um profundo conhecimento sobre os fundamentos essenciais das tecnologias e condições suficientes para socializar o conhecimento e predisposições para levar isso adiante.
    Foi através do curso, que percebi a importância de conhecer e trabalhar com a informática na escola a maior dificuldade encontrada por mim durante o curso foi o tempo muito corrido, à distância e a conecção da internet, que ainda não está bem definida na nossa escola e em casa também não tenho acesso devido a distância das antenas transmissoras. Mas esses são problemas que serão resolvidos.

    ResponderExcluir